CiDADE
Bolivar, 1923 - Paris, 2005) artista venezuelano. De influências cubistas e
construtivistas, tornou-se um dos principais representantes da arte cinética e
óptica. Em 1950 ele se mudou para Paris, onde viveu até sua morte. Na França,
ele descobriu a obra de Paul Klee e, acima de tudo, Piet Mondrian, a quem ele
ressuscitou a ideia de "energizar Neoplasticismo". Na década de 1950
ele tentou capturar em seu Metamorphosis (1954) série equivalente a serialidade
musical. Em 1956 ele criou suas primeiras estruturas cinéticas: a arte cinética
foi caracterizada por integrar o trabalho, a percepção do espectador para mudar
para o objeto; Eles são dinâmicas notáveis de cor (1957) e Escritos (1963). Desde os anos
1960 ele projetou penetrável e obras de integração arquitetônica, tais como
decoração de interiores do edifício da UNESCO em Paris (1970), no interior do
Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou, em Paris (1976) e numerosos
espaços público em Caracas.
O
desenvolvimento do trabalho de Jesus Soto deixou o cinetismo perceptivo (estudos em preto com base em efeitos degrade e branco, ativada por cor e vibração
da retina de linhas causadas pela interação entre figura e fundo)para alcançar
a conquista total de espaço.Por sobreposição de planos transparentes, Jesus
Soto criou várias imagens para o olhar de um espectador móvel (transparência
Duplo, 1956, Coleção Lia Imber Coronil,Venezuela; estrutura cinética
horizontal-vertical 1957, Museum of Modern Art Jesús Soto,Ciudad Bolivar, Venezuela).
O mesmo efeito é conseguido por superfícies linhas paralelas
que servem como pano de fundo para multar hastes suspensas, cujas linhas são
para além das que causam desenhada configurações em constante mudança, como
observado em Vibrations metálicos (1966, Coleção do artista.
Fonte:http://www.biografiasyvidas.com/biografia/s/soto_jesus.htm
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