terça-feira, 1 de agosto de 2017

Jesús Soto


CiDADE Bolivar, 1923 - Paris, 2005) artista venezuelano. De influências cubistas e construtivistas, tornou-se um dos principais representantes da arte cinética e óptica. Em 1950 ele se mudou para Paris, onde viveu até sua morte. Na França, ele descobriu a obra de Paul Klee e, acima de tudo, Piet Mondrian, a quem ele ressuscitou a ideia de "energizar Neoplasticismo". Na década de 1950 ele tentou capturar em seu Metamorphosis (1954) série equivalente a serialidade musical. Em 1956 ele criou suas primeiras estruturas cinéticas: a arte cinética foi caracterizada por integrar o trabalho, a percepção do espectador para mudar para o objeto; Eles são dinâmicas notáveis ​​de cor (1957) e Escritos (1963). Desde os anos 1960 ele projetou penetrável e obras de integração arquitetônica, tais como decoração de interiores do edifício da UNESCO em Paris (1970), no interior do Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou, em Paris (1976) e numerosos espaços público em Caracas.

O desenvolvimento do trabalho de Jesus Soto deixou o cinetismo perceptivo (estudos em preto com base em efeitos degrade e branco, ativada por cor e vibração da retina de linhas causadas pela interação entre figura e fundo)para alcançar a conquista total de espaço.Por sobreposição de planos transparentes, Jesus Soto criou várias imagens para o olhar de um espectador móvel (transparência Duplo, 1956, Coleção Lia Imber Coronil,Venezuela; estrutura cinética horizontal-vertical 1957, Museum of Modern Art Jesús Soto,Ciudad Bolivar, Venezuela). O mesmo efeito é conseguido por superfícies linhas paralelas que servem como pano de fundo para multar hastes suspensas, cujas linhas são para além das que causam desenhada configurações em constante mudança, como observado em Vibrations metálicos (1966, Coleção do artista.
 



 
Fonte:http://www.biografiasyvidas.com/biografia/s/soto_jesus.htm 

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